Meditação do dia

Terça-Feira - 29/07/2014

O ministério cristão – Vida e obra dos crentes
O ministério do ensino

Uma vida que recebeu o ensino

Leitura diária: 2Timóteo 1.3-5; 3.14,15
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos 99, 100 e 101

 

Sem dúvida, se há uma vida na Bíblia Sagrada que podemos apontar como o resultado de um trabalho consistente de ensino da Palavra de Deus, esta vida é a de Timóteo, dileto e fiel discípulo do apóstolo Paulo.


Mas, a grande verdade é que aquilo que sucedeu na vida deste servo de Deus do passado bíblico não foi resultante apenas do ministério de ensino de Paulo. Este, por certo, foi muito importante e essencial para que Timóteo se transformasse no grande auxiliar do apóstolo dos gentios mais tarde, sendo mesmo enviado por ele como seu mensageiro especial para curar algumas feridas abertas em certas igrejas.


No entanto, esta formação começou muito mais cedo, como podemos ler em dois trechos desta segunda carta que Paulo escreve ao seu discípulo em especial.


Primeiramente, numa referência a como toda formação cristã dele começara muito cedo, antes mesmo de se conhecerem:


"Trazendo à memória, a fé não fingida que há em ti,
a qual habitou primeiro em tua avó Loide,
e em tua mãe Eunice e estou certo de que também habita em ti"

(2Tm 1.5).


Assim, podemos entender que a vida cristã deste jovem, que se tornaria um dos líderes da igreja de Cristo, começou a ser ministrada no próprio lar. Paulo, mais tarde, vai confirmar isto quando, em 3.15 desta mesma carta, volta a tocar no assunto: "E que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazerte sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus."


A vida de Timóteo nos ensina sobre um ministério que anda, talvez, um pouco esquecido em nossos tempos. Sim, em muitas famílias, o ministério do ensino bíblico aos filhos está sendo transferido para a igreja, para os professores da EBD, para as líderes do culto infantil. Sem dúvida, isto pode ser feito, mas não como fundamental. O melhor ensino bíblico para as crianças de nossas igrejas  deve ser ministrado pelos pais, contando as histórias da Bíblia e aplicando-as ao viver dos seus filhos. Isto eles nunca esquecerão.

 

Oração para o dia:

Torna-me, Senhor, se tiver crianças em minha casa, um ministro do ensino da Bíblia  para elas. Que com minha palavra e exemplo eu as ministre com amor.

Outras Meditações

Newsletter
NOME:
E-MAIL:

JUERP- todos os direitos reservados 2010