Meditação do dia

Sábado - 30/08/2014

O ministério cristão – Vida e obra dos crentes
O desafio do pastoreio

A missão do pastoreio em Pedro

Leitura diária: Atos dos Apóstolos 10.1-47
Leitura da Bíblia em um ano: Provérbios, capítulos 17, 18 e 19

 

Pedro parece que aprendeu a última lição que o Senhor Jesus lhe passou. Logo no início do livro de Atos dos Apóstolos, percebemos a sua presença atuante e varonil, conduzindo a igreja nascente e assumindo a condição de líder do grupo de apóstolos nos primeiros passos a serem dados para que a igreja de Cristo se constituísse.


Sem dúvida, é ele o principal personagem dos 12 primeiros capítulos deste livro, até que surge Paulo no capítulo 13 para dar continuidade à obra que ele iniciara em Jerusalém, Samaria, Jope, Lida e Cesareia, espalhando-a pelo mundo a partir de então como apóstolos dos gentios que seria.


Pedro, realmente, vestiu a túnica do pastoreio. Em todos os textos iniciais o vemos como guia e condutor da igreja do Senhor Jesus. Neste pequeno trecho de nossa leitura diária, podemos ver o apóstolo exercendo em toda a sua essência a função de pastor de ovelhas: no final do capítulo 9 vai a Lida e Sarona, no litoral leste da Judeia, dali sobe a Jope, e indo mais adiante chega a Cesareia.


Em todo este trajeto ele está cumprindo a sua missão estritamente de pastoreio: assistindo a Eneias, socorrendo a Dorcas, indo ao encontro de Cornélio. Este é o ministério pastoral que não fica no aguardo da vinda da ovelha ao seu encontro, na igreja, nos cultos, nos trabalhos a desenvolver, mas vai ao lugar onde a ovelha está precisando de seu auxílio e de sua palavra.


Este último encontro vai ser profundamente marcante para o evangelho de Cristo. Paulo em breve vai levar a mensagem de Cristo a todo o mundo conhecido, mas, nesse dia, quando entrou na casa de Cornélio em Cesareia, Pedro, cumprindo o seu ministério, rompeu as barreiras do império romano quando aquele centurião se prostrou aos seus pés:


"Mas Pedro o ergueu, dizendo: Levanta-te que eu também sou homem.
E conversando com ele, entrou e achou muitos reunidos"
(At 10.26,27).


Assim, o ministério do pastoreio se exerce em toda sua extensão.

 

Oração para o dia:

Capacita-me, Senhor, a compreender a missão do meu pastor, de forma que possa orar pelos momentos difíceis que ele enfrenta em seu ministério.

Outras Meditações

Newsletter
NOME:
E-MAIL:

JUERP- todos os direitos reservados 2010