Meditação do dia

Sexta-Feira - 19/09/2014

Os Profetas Menores (II) – Mq/Na/Hc/Sf/Ag/Zc/Ml
Miqueias (II) – Ameaça e esperança

Uma triste ameaça

Leitura diária: Miqueias 3.1-4
Leitura da Bíblia em um ano: Isaías, capítulos 17, 18 e 19

 

As palavras do profeta vão se tornando mais e mais graves e acusadoras. É triste verificar que a análise que o homem de Deus fazia do procedimentos dos líderes e guias do povo de Israel era cada vez mais negativa e vil. Neste introito ao capítulo 3, o perfil que traça deles é tremendamente degradante.


O pior de tudo era que ele não fazia distinção. Abrangia os dois reinos. Ou seja, embora vivendo no Reino do Sul, porém, no caminho para o Reino do Norte, ele tomava conhecimento simultaneamente de como andava a situação num e noutro dos reinos do povo de Deus e o retrato que revelava era o pior possível:


"Ouvi, peço-vos, ó chefes de Jacó". Numa alusão direta aos dirigentes do Reino do Sul, o Reino de Judá, com capital em Jerusalém. Para logo a seguir, exclamar:

"E vós, ó príncipes da casa de Israel". Agora, numa chamada objetiva aos líderes do Reino do Norte, o Reino de Israel, com capital em Samaria.

– Conclamando a ambos sobre a responsabilidade que tinham e que, pelo visto, não exerciam com dignidade e pureza: "Não é a vós que pertence saber a justiça?"


Muito pelo contrário, aqueles que deviam exercer a justiça sobre o povo pobre e humilde, eram exatamente aqueles que exploravam e tiravam proveito de sua força e poder em face dos mais fracos: "A vós que aborreceis o bem, e amais o mal... que arrancais a pele de cima deles... e a carne de cima de seus ossos... e que comeis a carne do meu povo... esmiuçais os ossos... e os repartis em pedaços..."


E, diante de tanta maldade contra o pobre e o oprimido, eis a triste ameaça que vem do Senhor para a liderança de Israel, o que deve servir de advertência aos líderes de hoje que oprimem e exploram o fraco e o abandonado:


"Então clamarão ao Senhor; ele, porém, não lhes responderá,
antes esconderá deles a sua face naquele tempo..."
(Mq 3.4).

 

Oração para o dia:

Prepara-me, Senhor, se for da tua vontade, para o exercício de alguma liderança na tua causa, para que eu me torne digno do teu chamado.

Outras Meditações

Newsletter
NOME:
E-MAIL:

JUERP- todos os direitos reservados 2010